RESORT DE CAMOCIM, o fim de uma era!

      Em 1995 um grupo de italianos se encantou por Camocim e foi ai que deu início um sonho de trazer progresso, gerar renda e aquecer a economia local. Onde muitos viam uma terra pobre e sem perspectiva, eles viam uma nova era de possibilidades. 07 Anos depois, no dia 02 de Março de 2002, inaugurava o Boa Vista Resort, o primeiro equipamento de um mega projeto turístico para Camocim – CE. Os primeiros 5 anos de operação o hotel foi referência em hospedagem e ajudou Camocim ganhar notoriedade e sair como destaque em páginas de jornais, revistas, sites, blogs e etc. Pela primeira vez, fazíamos dinheiro com nossas belezas! Bares, restaurantes, bugueiros, guias e balseiros criavam juntos uma nova economia.

      O que poucos sabem é que existia um pacote de incentivos do Governo do Estado do Ceará através de obras de infra infra-estrutura que demoraram bem mais do que foi prometido para acontecer, eram estradas e aeroportos que vieram chegar com quase 15 anos de atraso. Outros investidores do grupo desistiram do projeto, nada do que foi prometido pelo Governo aconteceu, o número de turistas insuficiente para manter o o equipamento rentável,  inevitavelmente os investimentos diminuíram e como consequência houve uma baixa na qualidade dos serviços do resort. Os últimos 4 anos do hotel foram uma tentativa desesperada de continuar aberto, até que em 2011 o proprietário desistiu de continuar mantendo um local que não tinha retorno. Depois iniciou uma fase de especulações para venda do hotel e muito falatório, inclusive dos políticos espalhando que a CVC teria interesse em arrendar, pura balela para mostrar ao povo que existe uma preocupação com o segmento do Turismo.

    No último dia 19 de setembro de 2017, houve a entrega do prédio onde o mesmo Grupo ainda matinha sua última atividade turística na cidade. Eles administravam o antigo Hotel Municipal e que funcionava sob a bandeira Hotel Ilha do Amor. Com muitas desculpas esfarrapadas, e outras histórias da carochinha, a Prefeitura de Camocim simplesmente ajudou a acabar de vez com o trabalho do grupo de investidores mais atuante na história do turismo de Camocim nos últimos 20 anos. Inclusive, entre os defensores do poder público, muitos criticaram o Grupo pelo fechamento do resort e por todo o tempo que eles administraram o prédio do hotel municipal, desmerecendo todos os anos de trabalho que tiveram pela cidade…

     Atualmente, existem dezenas de promessas de novos investimos privados em Camocim e região, a maioria esperando que o turismo aconteça para que de fato iniciem suas atividade. Essa tal espera é que lasca por que ninguém faz nada esperando o outro fazer e trabalho de verdade, renda de verdade que é bom, como dizem meus amigos, a gente olha pro Rio Coreaú e NADA !

     Acredito firmemente que daqui pra frente pequenos empresários deverão se fortalecer e tocar a cidade através da iniciativa privada. O nicho de turismo de massa vem crescendo na Praia de Maceió e alguns restaurantes e pousadas conseguem se beneficiar o ano todo com isto, mas como é apenas aos finais de semana, creio que seja pouco para manter a cidade com tudo nos eixos. Com o fim das atividades de um grupo que foi referência e levou o nome da cidade a grande eventos do Brasil e do mundo, eu penso que será mais difícil atrair outros grandes empreendedores, pelo menos enquanto estes sondarem o por que de tudo aqui ter  dificuldade para acontecer.

       A grande era do turismo que estava despontando acabou. Empreendedores solitários e sem nenhum apoio real ( sem oba oba e disse me disse ) tem a grande tarefa de manter o barco navegando! A menos que a maré vire e os peixes se multipliquem como um milagr, Camocim, tecnicamente falando tem poucas chances de evoluir assim. Seriam necessárias pessoas de coragem que lutassem e brigassem pela bandeira do turismo, mas parece que aqui não existe muito isso. Este meu último texto sobre Camocim encerra também minha jornada de 14 anos de indas e vindas aqui, na qual eu sempre mantive minha esperança de ver tudo isso acontecer.. Agora estou com o pé na estrada, bilhetes comprados e as próximas postagens serão do mundo que devo começar a desbravar ( sem nenhuma vontade mais de voltar) !

     Boa sorte a quem ficar, a quem conseguir acreditar e não desistir. Volto para rever a família e poucos amigos! Fica minha lembrança mais feliz e que representa bem meu caminho ao lado de pessoas com quem aprendi muito e também passei admirar. Olha como eu era muito mais light 11 anos atrás haha !

Nataniel Ferreira Escrito por:

2 Comments

  1. Glaucia Carvalho
    setembro 30, 2017
    Reply

    Meu grande e eterno amigo Natan , vc nunca deixou de me sorpreender. Eu creio que vc se recorda que sempre te perguntava o que faz uma pessoa com o seu talento perdido em Camocim? Eu entendo sua frustracao e sua luta e que tenha que opitar por buscar fora o que nao encontramos em nossa terra. Sou filha de Camocim com muito orgulho apezar de ja nao viver ai e me da uma nostagia e tambem uma tristeza grande saber que poco a poco todod aqueles que acreditaran nesta cidade tenham que buscar oportinidades fora porque os que realmente tem o poder de fazer algo de verdade nao fizeram no passado e me desculpem o pessimismo segurao sem fazer absolutamente nada. Quero expressar aqui meu agradecimento ao Grupo Marilha, Ilha Do Amor Camocim , Boa Vista Resort , em especial a Sr .Ugo Covin ,
    e Sr .Roberto Ferroli eles acreditaram como pocos em nossa Camocim
    , deixaram tempo e muito dinheiro e gastaram muita energia em seus projetos , fizeram por nossa cidade algo que os nossos gestores politicos e com esto nao quero entrar em polemicas , porque o direito a expresao nao e bem recebido pelos hipocritas , enfim …. Agradecer a oportunidade que me foi dada de aporta com meu trabalho um pouquinho para o crescimento e desenvolvimento do projeto em nossa Camocim. Agradeco a cada amigo e companheiro de trabalho e poderia fazer uma lista infinita de nomes e como bem merecen cito alguns como vc Nataniel Ferreira Silva , Leydiane Lima, Clicia Helena Abreu, Jaquelina Barreto, Flor De Liz Romeiro , Clara Bastos, Zilda Maria Jabbour, Fabio Vasconcelos Felix, Andrea Cunha, Andreia Gomes, Vagner , Renato Carvalho, Assis Medeiros, Alanny Oliveira , entre tantos outros amigos e colaboradores que fizetam parte em algum momento deste projeto. Agradeco cada momento que estive com cada um vcs e por tudo o que me aportaram como pessoa e profissional. Espero que exitam outros visionarios e valentes que acreditem nesta cidade como acreditamos cada um de nos e sobre tudo que nossos gestores politicos facam por esta cidade o que nao fizeram ate hoje , nossa cidade merece , nosso povo merece . Com o desenvolvimento e crescimento do turismo em Camocim, todos ganhariam . Que nenhun filho desta terra tenha que sair de Camocim para buscar trabalho e oportunidade fora por nao ter em casa e se tiver que sair que seja por vontade propria . Quero agradecer em especial ao meu mentor Ugo Covin que tanto me ensinou e ao meu grande e eterno amigo Nataniel Ferreira que tanto lutou pelo crescimento e desenvolvimento do turismo em nossa amada Camocim , desejo a cada um vcs o sucesso e valor merecido onde quer que vcs estejam o optem estar. Um abrazo forte a todos os amigos e colaboradores que fizeram parte deste grande projeto que tristemente termina sua etapa .

  2. Carlos Mesquita
    setembro 30, 2017
    Reply

    Boa sorte meu amigo nessa nova jornada, infelizmente, tão cedo não teremos um turismo de qualidade se depender desse governo medíocre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *